sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira- 1º ano

Aula 01
Tema: O que é Energia


Aula 02- 26/07/12

Tema: Formas e Fontes de Energias


Aula 03

Tema:Energia Mecânica


Referência Texto didatico e Atividade desenvolvida: Física para o Ensino Médio, vol. 01- Kazuito e Fuke, 1ª edição editora Saraiva


Aula 04
Tema: Energia Potencial:
1- Potencial Gravitacional:


 * Fonte: Leituras de Física: para ler, fazer e pensar- Mecânica: bloco 03, Grupo GREF, Instituto de Física da USP.


* Fonte: Física, vol. 01-Física 1 Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo- 1ª edição, 2006- ed. Scipione. 
Atividade Experimental Demonstrativa 01:

*Atividade Experimental adaptada de: Física Ensino Médio, Vol. 01; Helou, Gualter & Newton- 1ª edição, 2010- ed. Saraiva



2- Potencial Elástica:
 Atividade Experimental Demonstrativa 01:



*Atividade readaptada de:   Física Ciência e Tecnologia, vol. 01; Torres, Ferraro & Soares- 2ª edição, 2010- ed.  Moderna.
*Fonte: Fundamentos da Física Vol. 1 Mecânica – Francisco Ramalho Junior et. al., 9ª edição, São Paulo, Editora Moderna, 2007.



Atividade Experimental Demonstrativa 02:
Fonte: Leituras de física: para ler, fazer e pensar- Mecanica: Bloco 03- Grupo Greff- IF USP


Aula 05
Tema: Energia Cinética
Atividade Experimental (Montagem Experimental) 
Determinação da Energia Mecânica: 
Objetivo
-Determinar a quantidade de Energia Potencial Gravitacional e Energia Cinética de um sistema que desliza;
-Determinar a quantidade de Energia Potencial Gravitacional e Energia Cinética de Translação e Energia Cinética de Rotação para sistemas que deslizam e rotacionam em torno do próprio eixo;
-Determinar a Energia Mecânica de diferentes sistemas em um plano inclinado;

 
1- Cinética de Translação- Procedimento 01:

Material:
- Plano inclinado com diferentes níveis de altura;
- Massa retangular de madeira;
- Régua;

Procedimento Experimental;
- Meça a massa da caixa de madeira;
- Determine onde fica o Centro de Massa da caixa de madeira;
- Meça a altura onde a caixa de madeira deve ser posicionada considerando em relação à base da rampa até o centro de massa;
- Determine a Energia Potencial da caixa de madeira;

Lembrando que para determinar a Energia potencial temos que considerar:
  
(aceleração da gravidade= 9,8 m/s² ou 980 cm/s²)

- Meça o comprimento da rampa (perímetro percorrido pela caixa de madeira);
- Determine a velocidade com que a caixa desce a rampa para três alturas diferentes:
(não esqueçam as unidades de medida)

Massa (kg)
Altura (m)
Energia Potencial (J)
Comprimento Rampa (m)
Tempo
Descida (s)
Velocidade (m/s)

01:
01:

1,343 s
01:

02:
02:

0,273 s
02:

03:
03:

0,224 s
03:
- Determine a Energia Cinética do Sistema tendo observado que a caixa apenas desliza sobre a plataforma a única Energia Cinética presente no sistema é a de Energia Cinética de Translação dada por:
- Determine a Energia Mecânica do Sistema:

Energia Potencial (J)
Energia Cinética Translação (J)
Energia Mecânica (J)
01:


02:


03:



2- Cinética de Rotação- Procedimento 02:
Material:
- Plano inclinado com diferentes níveis de altura;
- Cilindro de Parafina;
- Régua;

Procedimento Experimental;
- Meça a massa do cilindro de parafina;
- Determine onde fica o Centro de Massa do cilindro de parafina;
- Meça a altura onde o cilindro de parafina deve ser posicionado considerando em relação à base da rampa até o centro de massa;
- Determine a Energia Potencial do cilindro de parafina;

Lembrando que para determinar a Energia potencial temos que considerar:
  
Aceleração da gravidade= 9,8 m/s² ou 980 cm/s²

- Meça o comprimento da rampa (perímetro percorrido pelo cilindro de parafina);
- Determine a velocidade com que o cilindro desce para três alturas diferentes:

Massa
(kg)
Altura
(m)
Energia Potencial (J)
Comprimento
Rampa (m)
Tempo
(s)
Velocidade Descida (m/s)

01:
01:

0,4675 s


02:
02:

0,3341 s


03:
03:

0,2751 s


Lembrando que para determinar a velocidade temos que considerar:
- Determine a Energia Cinética de Translação que representa a energia utilizada para que o cilindro deslize a plataforma dada por:

- Meça o raio do cilindro:
- Determine a velocidade angular do cilindro sabendo que:

- Determine a Energia Cinética de Rotação do Sistema sabendo que o cilindro gira em torno do próprio eixo utilizando a seguinte relação:

Onde a Inércia do Cilindro = 0,0000288 kg m² ou 288 g cm²
Energia Cinética Translação
Velocidade Descida (m/s)
Raio Cilindro (m)
Velocidade Angular (rad./s)
Energia Cinética Rotação (J)
01:
01:

01:
01:
02:
02:

02:
02:
03:
03:

03:
03:

Calculando a Energia Mecânica do Sistema:
Energia Potencial (J)
Energia Cinética de Translação (J)
Energia Cinética de Rotação (J)
Energia Mecânica
(J)
01:



02:



03:




Responda
1- Comparando o movimento envolvendo a caixa retangular e o cilindro que diferenças puderam ser observadas na descida da rampa:

2- Comparando a Energia Potencial do Cilindro com a Energia Potencial da Caixa existe alguma semelhança entre elas?

3- Comparando o valor obtido para a Energia Potencial com o valor obtido para a Energia Cinética total dos dois sistemas (caixa e cilindro) os valores são próximos ou muito diferentes? A partir destes valores poderíamos afirmar que existe Conservação de Energia Mecânica? Explique:

4- Observando a Energia Cinética de Translação com a Cinética de Rotação existe alguma proporcionalidade entre elas? Qual forma de movimento consome mais energia o de Rotação ou de Translação? Justifique:

5- Este experimento poderia ser desenvolvido utilizando energia Potencial Elástica no lugar da Energia Potencial Gravitacional? Com que características ficariam este experimento?

6- Descreva os pontos mais interessantes do experimento e os que mais causaram dúvidas:



Atividade experimental adaptada de: Apostila de Física Experimental I; UFPR.

Aula 06
Tema Todo Movimento Armazena e Consome Energia:
Atividade com Tirinha:
Aula 7
Tema: Conceito de Trabalho


   
imagens extraídas de: 
Tema: Trabalho e Energia:


Aula 10

Construção  e apresentação de HQs construídos  em sala de Aula

Partindo dos conceitos apresetados no livro didático Fisica para Ensino Médio, adotado pela Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira:

Foram subdivididos temas para a construção de cada História em Quadrinho em caráter individual, seguindo a sequencia apresentada pelo livro para o Capítulo referente a Forças e Leis de Newton:
Onde sequencialmente foi apresentado um conjunto de Normas para a Confecção dos HQs:

Finalizando o material apresentado foi apresentado um roteiro-esboço para a confecção dos diálogos das HQs
1- A partir do materila apresentado foi solicitado que cada aluno, lesse, interpretasse e incerisse seu tema em uma situação cotidiana, o tema fisico em questão e desenvolvesse diálogos sobre o mesmo em formato simples direto e acessivel, respeitando as normas previamente estabelecidas;
2- Após a confecção dos diálogos foi solicitado que os estudantes corrigissem os conceitos desenvolvidos pelos colegas e o formato de linguagem apresentado- o texto final apenas poderia ser aprovado depois que os colegas lessem, corrigissem e comentassem o que entenderam sobre o tema a partir do trabalho apresentado.
3- Foi solicitado que os estudantes selecionassem na internet imagens que estivessem de acordo com as falas desenvolvidas;
4- para finalizar foi solicitado que utilizando o editor de imagens os alunos unissem as imagens selecionadas e os diálogos desenvolvidos;
Todas as etapas deste trabalho foram desenvolvidas em sala de aula;

confira resultados <http://artedafisicapibid.blogspot.com.br/2014/12/colegio-estadual-maria-de-aguiar.html>